Friday, April 17, 2009

Rebobine, por favor


Rebobine, Por Favor - Be Kind Rewind

Um acidente na usina elétrica faz com que um homem fique magnetizado. Ao entrar em uma locadora que apenas trabalha com fitas VHS, ele termina por desmagnetizar os filmes disponíveis. Para repô-los ele decide, com seu melhor amigo, rodá-los novamente.

(Be kind rewind) EUA, 2008. Direção: Michel Gondry. Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow, Melonie Diaz. Duração: 102 min.


Rafinha

Eu sou fã de Michel Gondry desde que vi Brilho eterno de uma mente sem lembranças, um dos filmes de minha vida para todo o sempre. Filmes com temática surreal/ absurda me cativam muito, é só ter uma coisinha assim de mágica, de absurdo, de non-sense, de sobrenatural que eu to lá, vendo com os olhinhos brilhando, e depois reassistindo umas dez vezes.

Rebobine, por favor é non-sense e divertidíssimo. Jack Black é Jerry, um maluco que decide sabotar a estação de energia da cidade porque acha que ela causa suas dores de cabeça, depois da mal-sucedida tentativa ele fica magnetizado e, sem querer, apaga a imagem de todos os VHS da locadora de seu amigo. É aí que eles começam a “suecar” os filmes. Fazer versões toscas de clássicos como Caça-fantasmas, 2001: uma odisséia no espaço, King Kong e mais uns 200 outros. A diversão do filme está toda aí. As tosqueiras que Jerry, Mike e Alma fazem em prol da “suecagem” são absurdas!

“Suecar” é um termo inventado por Jerry, segundo ele significa que os filmes são importados e caros, pois ele cobra 20 dólares por cada locação!

O triste é que com o sucesso da “suecada” e infração da lei de direitos autorais, eles acabam sendo enquadrados pela polícia federal, um pouco de realidade no meio de todo o absurdo.


M.

Tinha um tempinho que eu queria assistir esse filme, mas foi ficando pra trás até quase o esquecimento, até que terminei conseguindo vê-lo. É um filme com Jack Black, o que acho que já indica alguma coisa, já que é um ator que tem certa constância no tipo de personagens que faz. Eu geralmente gosto dele, quem não gosta, já fica avisado.

O filme é bem nonsense e a trama principal é bem divertida, com as loucuras que eles fazem para “suecar” os filmes requisitados. Quem assistir entenderá exatamente do que estou falando.

Gostei também da crítica à indústria do cinema, com seus dramas excessivos acerca de direitos autorais. Quem acompanha um pouquinho o assunto sabe como há um grande exagero na “proteção” dos direitos das gravadoras, vide o caso razoavelmente recente da menina que foi presa na saída do cinema por ter filmado algo em torno de um minuto do filme Transformers. Acho importante esse tipo de questionamento, pois só assim se pode chegar à dimensão correta do problema.

E não é só: o filme também traz uma bonita mensagem ética, sobre como mentir é uma coisa legal. Assistam, crianças!

1 comment:

Bobbie Ladyamnesia said...

Filme lindo do mundo! Só esqueci de assistir às versões "suecadas" que estavam [espero que ainda estejam] disponíveis no site do filme. Diversão garantidíssima! Principalmente pra quem teve infância cinematográfica...