Wednesday, March 4, 2009

Operação Valquíria




Operação Valquíria
Suspense / Guerra - 14 ANOS

A história da tentativa de assassinato sofrida por Adolf Hitler em julho de 1944. No papel principal está Tom Cruise, como o coronel alemão Claus von Stauffenberg, líder do grupo de conspiradores contra o fuhrer.

(Valkyrie) EUA/Alemanha, 2009. Direção: Bryan Singer. Elenco: Tom Cruise, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Kenneth Branagh. Duração: 120 min.

Rafinha

Histórias sobre o holocausto, em geral, mexem comigo. Por conta da enxurrada de filmes com essa temática, tenho visto muitos ultimamente. Operação Valquíria é um filme que vale a pena assistir, mais pelo fundo histórico, que por qualquer outra coisa que o faça ir ao cinema.

O filme conta a história de oficiais alemães, que discordavam da liderança de Hitler, e montam uma estratégia – a 15ª registrada – para assassinar o Fuhrer. Claro que se você conhece minimamente história, saberá como a coisa toda termina. Mas não é isso o mais importante, o filme é bem feito e bem conduzido, e por mais que Tom Cruise seja um chato na vida real, ainda faz bonito na tela.

Ah, além de tudo, vale a pena ver Bill Nighy em um papel sério e dramático. Ele é o Viktor de Underworld, o Davy Jones de Piratas do Caribe, Slartibartfast de O guia do mochileiro das galáxias... Eu acho que ele é bem doidão.


M.

Mais um dos milhares de filmes já criados sobre a Segunda Guerra Mundial. Para mim fica cada vez mais claro o amplo impacto desse evento nos traumas da humanidade, o que se deve, acredito eu, principalmente ao holocausto judeu e à bomba nuclear.

A história real eu já conhecia, embora não com todos os detalhes do filme: trata-se da última das várias tentativas frustradas de assassinato realizadas contra Hitler no decorrer da guerra. É uma temática que me atrai e o filme tem uma boa produção e atuações que não comprometem. Para mim o ponto alto das atuações foram alguns dos momentos em que se encontravam frente ao próprio Hitler alguns dos traidores, até então não revelados; alguns atores conseguiram passar bem a sensação de tensão contida.

Filme bacana-feijão-com-arroz. Principalmente caso goste da temática, pode assistir numa boa.

No comments: