Sunday, March 1, 2009

Quem Quer Ser Um Milionário?



Quem Quer Ser Um Milionário?
DRAMA – 16 anos

Um adolescente pobre indiano se torna um dos participantes da versão local do programa de prêmios "Who Wants to Be a Millionaire?", vence, e é acusado de trapaça.

(Slumdog Millionaire. Reino Unido / EUA , 2008 - 120 min) Direção: Danny Boyle. Roteiro: Simon Beaufoy. Elenco: Dev Patel, Irrfan Khan, Anil Kapoor, Madhur Mittal, Freida Pinto.


Rafinha

Eu odeio quando isso acontece. Criar expectativas demais a respeito de um filme e quando finalmente ver, não achar lá essas coisas. Não me entenda mal, Slumdog Millionaire é um filme correto e bonito, mas não me falou ao coração. Um filme tem que me emocionar de alguma forma, nem que seja fazer com que eu me sinta mal, para eu querer ver de novo. Slumdog não é um desses filmes, ele definitivamente não entrará para minha coleção de dvds.

A essa altura todo mundo já sabe que ele foi o grande vencedor do Oscar, levando inclusive a estatueta de melhor filme.

A história se passa na Índia, e conta a difícil vida de Jamal Malik e seu irmão mais velho Salim, depois da morte da mãe. Os irmãos vivem na mais absoluta pobreza e abandono, mas enquanto Jamal é doce e ingênuo, Salim se prepara para uma vida de crimes.

Entre idas e vindas, já adolescente e longe do irmão, Jamal consegue a façanha de participar do programa “Quem quer ser um milionário?”, mas ele só participa para que sua namorada perdida o veja pela TV e entre em contato, acontece que ele realmente sabe todas as respostas, e por ser pobre e ter frequentado a escola apenas quando criança, acaba criando suspeitas. Ao ser torturado e interrogado pela polícia, Jamal narra os acontecimentos que o levaram a conhecer as respostas, essa é uma das partes mais legais do filme. E é isso, é legal, é bonito e é um filme que deve ser visto.

Eu arrisco dizer que Slumdog Millionaire fez tanto sucesso pelo mesmo motivo que Cidade de Deus, a pobreza é algo surreal para os países ricos.

P.S.: Jamal ganha 20 milhões de rúpias no programa, o equivalente a quase 4 milhões de reais. Dinheirão!


M.

Pelo menos para mim não teve como assistir esse filme sem lembrar de Cidade de Deus, já que ambos usam a estética favela como cenário. Verdade que os filmes são bem diferentes em termos da trama principal, mas por conta deste cenário terminam partilhando também algumas similaritudes. O filme até me reforça uma idéia que por vezes tenho (e que bem pode ser falsa) da Índia como sendo um Brasil piorado.

A trama gira em torno de um garoto favelado (um “slumdog”), que participa de um programa no estilo “Show do Milhão” que temos aqui com o nosso amigo Sílvio “oie-ha-hai!” Santos, enquanto busca reencontrar o seu amor verdadeiro.

Ganhou o Oscar, coisa e tal, parabéns. Preferi “O Lutador”. Embora Slumdog seja também um filme legal, o tipo de enredo de “O Lutador” me emociona muito mais. Mas como Slumdog é um filme bonitinho, não me surpreende que agrade mais ao público em geral, coisas da vida...

No comments: