Monday, March 9, 2009

Watchmen



Watchmen
Ação / Drama / Ficção científica / Herói - 18 anos

O ano é 1985. A Guerra Fria ainda deixa a todos em sinal de alerta, pois os Estados Unidos e a União Soviética preparam seus arsenais nucleares.Do lado americano, a grande arma se chama Dr. Manhattan, praticamente um deus, que fez parte de um grupo de vigilantes, agora proibidos de atuar pelo próprio presidente do país, Richard Nixon. Mas quando um dos mascarados morre, seus antigos colegas começam a investigar quem está por trás da morte. Adaptação de uma das maiores obra-primas das histórias em quadrinhos, escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons.

(Watchmen) EUA/Reino Unido, 2009. Direção: Zack Snyder. Elenco: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Robert Wisden. Duração: 163 min.


Rafinha

Antes de ir ver o filme, reli a HQ para refrescar a memória e posso dizer que a adaptação é muito fiel à história original. Está quase tudo lá, quase porque o final foi modificado, acredito que por razões técnicas, acho que seria meio complicado colocar uma lula gigante despedaçada no meio da cidade de Nova York. De qualquer forma, o final do filme funciona tão bem quanto o da HQ.

O figurino, a caracterização, os cenários são perfeitos! O ator que faz Rorschach – Jackie Earle Haley - poderia ser o próprio sociopata em pessoa, o comediante, apesar de ser um grande filho da puta, está tão cativante quanto na HQ. Não gostei muito do ator escolhido para representar Ozymandias, achei ele muito jovem e meio franzino.

Enfim, eu gostei muito mesmo da adaptação! Acho que quem não leu a HQ não vai gostar, essa minha impressão se intensificou devido ao número de pessoas que saíram da sala antes do final, são 2 horas e 43 minutos de duração.

Ah sim, a trilha é maravilhosa!

P.S.: Lembra do videoclipe de Always de Bon Jovi, no qual a gatinha morena é traída pelo namorado cabeludo com a loirinha da série Felicity? A morena é a Carla Gugino, Sally Júpiter, a primeira Espectral em Watchmen.


M.

Sou fã da HQ e acho que é bom começar meus comentários falando isso. Já esclarecida a minha situação, achei o filme uma adaptação muito boa. Lógico que como toda adaptação há pontos que agradam e pontos que desagradam, mas, no geral, os fãs devem gostar. Digo “os fãs” devem gostar, porque teve muita gente saindo do cinema no meio do filme. Provavelmente esperavam encontrar um tipo de filme bem diferente, mais “heróico”, digamos assim.

Achei as caracterizações dos personagens no geral muito bem feita, especialmente a de Rorschach. É que fazer Dr. Manhattan é relativamente fácil, basta transformar o cara no esquisitão azul, mas no caso de Rorschach a produção se superou e conseguiu deixar o ator, inclusive sem máscara, igual. Já a caracterização do nosso amigo Veidt não foi assim tão feliz. Arranjaram um ator franzino e com cara de guri, pra representar um homem na casa dos 40, que deveria ter aparência da casa dos 30 e ser a perfeição do ser humano; esse não colou direito.

Como já falei, é lógico que o roteiro sofreu algumas adaptações em relação aos quadrinhos, mudando personagens que tiveram alguns diálogos, por exemplo. Uma situação em que isto se deu, o tão conturbado final diferente, eu gostei. Achei a solução dada válida.

Em suma, se você gostou do HQ e seu nome não é Alan Moore, boas chances de que goste bastante do filme também.

No comments: