Wednesday, February 18, 2009

Coraline




Coraline e o Mundo Secreto
Animação – LIVRE

Baseado no livro infanto-juvenil de Neil Gaiman, em que uma garotinha chamada Coraline (Dakota Fanning) muda-se com seus pais workaholics (Teri Hatcher e John Hodgman) para um enorme e antigo casarão. Aborrecida, ela começa a conhecer seus estranhos vizinhos e a explorar o local - e acaba encontrando um mágico universo alternativo, onde existem amorosas versões de seus pais com botões no lugar dos olhos.

(Coraline) EUA, 2009. Direção: Henry Selick. Vozes: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Keith David. Duração: 102 min.


Rafinha

Desde que vi “O estranho mundo de Jack” espero por outra animação dirigida por Henry Selick. Um monte de gente pensa que ela foi dirigida por Tim Burton, mas não foi não. Em Coraline, Selick fez um trabalho primoroso, o filme é simplesmente lindo!

Li o livro há muito tempo e não lembrava dos detalhes, o filme consegue transformar muitos aspectos do livro e criar outros, o que só traz mais beleza para a animação. A parte do jardim mágico é genial e cheia de cor. E pensar que aquilo tudo foi feito em stop motion.

Aqui em Salvador nós fomos agraciados apenas com cópias dubladas, não deixe isso te desanimar, vale a pena ver Coraline na tela grande, apesar desse fato ter trazido outros bem desagradáveis na esteira, como a presença maciça de crianças pequenas na sala. A sessão que eu e Mau pegamos estava cheia de crianças e adolescentes e até um bebê (!!!), para nossa surpresa o bebê não deu um pio durante todo o filme, entretanto tinha um guri de uns 4, 5 anos que não parava de falar com uma vozinha de menino mimado, e eu bem acho que a vagabunda da mãe dele achava uma gracinha ele ficar fazendo perguntas sobre o filme. Desgraça!

Enfim, Coraline é massa, vão ver!


M.

Eu pago pau pra Neil Gaiman em alta, isso é de conhecimento geral. Por conta disso é que fui ver Coraline logo na primeira oportunidade que tive, o que me gerou algum infortúnio: aturar crianças mimadas e adolescentes numa sessão das 15h. Então, amiguinhos, aprendam com meu erro e só assistam esse filme em sessões das 20h em diante.

Choro à parte, o resultado ficou muito bom! O roteiro não segue exatamente o texto do livro, contando até com um personagem central novo, que é um amiguinho de Coraline. Mas, no que importa mesmo, o trabalho foi bem feito. Há um clima sombrio e tive uma certa satisfação quando ouvi um gurizinho, numa das cenas sombrias, dizendo “eu quero ir pra minha casa...”. Sou sádico, eu sei.

Mais um detalhe: o filme é pra ser visto em cinema 3D. Se existe alguma na sua cidade, vá; caso more na província soteropolitana, como é o meu caso, se contente com a versão em 2D mesmo, que ainda assim é muito boa.

No comments: