Monday, February 2, 2009

Sim Senhor




Sim Senhor
Comédia - 14 anos

Carl (Jim Carrey) está na fossa. Tudo na sua vida vai mal, até que encontra um antigo amigo e o acompanha a um programa de auto-ajuda baseado em um único e simples princípio: diga “sim” para tudo e para qualquer coisa. A partir desse momento, as coisas começam a dar certo. Mas é possível dizer "sim" para tudo?
(Yes Man) EUA, 2009. Direção: Peyton Reed. Elenco: Jim Carrey, Zooey Deschanel, Molly Sims. Duração: 104 min.


Rafinha

Eu gosto de Jim Carrey desde os tempos de "O máscara". Gosto dele fazendo careta, gosto dele sendo loser e dramático. Em "Sim, senhor" ele retoma as caras e bocas e o jeito besta que me diverte tanto. O plot do filme é reciclado de "O mentiroso", um cara que não vive a própria vida é forçado a dizer sim à tudo, tudo mesmo! Mas enquanto em "O mentiroso", ele é "amaldiçoado", em "Sim, senhor" ele acha que tem que ser fiel à uma promessa que, na verdade, nem existiu. E é só isso. Filmezinho divertido, bacaninha. Se você não ri com facilidade e acha humor físico ridículo, não perca seu tempo. Se você é homem ou lésbica e está procurando uma desculpa pra ir ver, vale conferir a bonitinha da Zooey Deschanel, o par romântico de Carrey.


M.

Tem gente que odeia Jim Carrey com todas as forças do seu ser. Não faço parte desse grupo de pessoas. Não sou fã, mas também não odeio. Nesse filme notei até como ele está mais velho, o rosto com mais marcas de expressão, essas coisas.

O personagem de Jim Carrey, Carl, é um cara que não gosta de curtir a vida. Não se arrisca em nada, não aceita convites para sair, não topa nada, enfim, um indivíduo bem acomodado. A idéia do filme lembra um pouco “O Mentiroso”. Enquanto lá o advogado, depois de uma mandinga, só consegue dizer a verdade, aqui Carl, depois de um “pacto com o universo e consigo mesmo”, decide dizer “sim” para todas as propostas que lhe sejam feitas. A partir desta promessa é que se desenvolve a comédia do filme, com Carl sendo levado a situações das mais inusitadas para se manter firme ao prometido.

Obviedades do roteiro à parte, eu ri bastante. Como se trata de uma comédia, considero como sendo um filme bom, já que realizou aquilo a que se propõe. Claro que se você é dos odiadores de Jim Carrey, não há motivo pra ver, porque o ator continua sendo o mesmo. Do contrário, vá e saia mais leve!

No comments: